Conheça 7 áreas da fotografia para acompanhar agora!

fotógrafo profissional manuseando seu equipamento

Profissionais de qualquer segmento devem buscar formas de desenvolver suas carreiras, já que o conhecimento é, sem dúvidas, a principal ferramenta para quem deseja se manter atualizado e por dentro daquilo que acontece no mercado.

Quem busca se aperfeiçoar, precisa estudar e estar sempre pronto para aprender. Para os fotógrafos, essa regra não muda. Um bom profissional deve saber como funcionam todos os setores de sua atividade. Além, é claro, de dominar as técnicas necessárias.

Sendo assim, nós separamos sete áreas da fotografia que são muito importantes nesse sentido, já que resumem, de certa maneira, as tendências atuais.

Ficou curioso pelo assunto? Então continue lendo o post para saber mais!

1. Jornalística

A fotografia jornalística, bem como o texto, deve se ocupar dos fatos retratados. Ela tem um viés objetivo e imediato, que registra uma perspectiva direta e factual da cena fotografada.

Há, ainda, o fotojornalismo, que é uma categoria de reportagem que se vale de pouquíssima ou nenhuma parte escrita. Seu propósito é relatar algo através das imagens.

Pode estar relacionada a diferentes contextos, como o esporte, a cultura e as ocorrências sociais como um todo.

2. Artística

Tem seu valor estético associado a um conceito autoral desenvolvido pelo fotógrafo. Ela não tem, em tese, uma concepção fechada. Por isso, se relaciona às diversas complexidades humanas e também às outras áreas.

Uma foto de natureza, por exemplo, pode ou não ser artística. Suas motivações geralmente são ligadas ao poder de expressão da imagem. Os retratos são constantemente atrelados a essa ideia.

3. Documental

O gênero documental seria uma mistura das duas áreas anteriores. Nele, as imagens contam histórias e têm uma voz própria.

Assim como os documentários são um estilo cinematográfico híbrido, as fotos documentais também não possuem uma definição fechada.

É possível apontar, apenas, que elas possuem uma carga expressiva bastante singular, que informa e encanta ao mesmo tempo.

4. Moda

Como o próprio nome já deixa claro, as fotografias de moda são voltadas para o registro de desfiles e looks. Não são necessariamente artísticas, embora tenham a arte como objeto central.

A ideia é captar as principais tendências através da câmera, traduzindo-as para o público interessado e representando o trabalho de marcas e fashionistas.

5. Gastronômica

Você já se deixou levar por aquelas imagens tentadoras de comida expostas nos outdoors? Pois bem, elas são um exemplo bastante evidente do que é a fotografia de gastronomia.

São feitas justamente para dar água na boca e adoradas pelos publicitários e empreendedores do setor alimentício.

6. Sensual

Uma imagem sensual está além da nudez. Ela é a combinação perfeita entre uma visão sobre as diferentes belezas do ser humano e as técnicas adequadas para transmiti-las.

7. Mobile

É a ideia de recriar paisagens conhecidas ou não a partir da câmera do celular. Apesar de parecer simplista ou demasiadamente básica, ela exige versatilidade e senso crítico de quem se propõe a fotografar.

Acompanhar essas áreas da fotografia é um desafio e tanto para todos aqueles que são apaixonados pelas lentes fotográficas. A empreitada, no entanto, vale a pena.

Para seguir acompanhando dicas e novidades sobre fotografia e criatividade, não deixe de seguir nossas páginas no FacebookMedium!

Saibalá

A Saibalá é uma plataforma de conteúdos nas áreas de Economia Criativa, que propicia uma experiência de aprendizado inovadora, através do know how de quem realmente sabe. Nós fornecemos conteúdos relevantes e atualizados, pela ótica de agentes da inovação. Oferecemos acesso a seus ambientes reais de trabalho, através de cursos com qualidade e narrativa cinematográfica, em uma experiência como você nunca viu.

Deixe um comentário
Share This