Conheça o lettering: a arte de desenhar letras personalizadas

  • Home
  • Design
  • Conheça o lettering: a arte de desenhar letras personalizadas
Designer criando um projeto de lettering

Quem trabalha na área criativa ou é interessado por design gráfico certamente já ouviu falar sobre o lettering, forma de expressão gráfica com letras que vem ganhando espaço em lojas, restaurantes e muitos outros lugares que procuram transmitir uma atmosfera inovadora.

Mas, afinal, o que é o lettering, como ele é criado e quais são suas diferenças para outros trabalhos com letras, como tipografia e caligrafia? Descubra tudo isso em nosso post!

O que é o lettering?

O lettering nada mais é do que o desenvolvimento de uma letra personalizada para determinado fim. O processo quase sempre começa manualmente, enquanto a finalização pode continuar de forma manual ou transferir-se para a vetorização em computadores.

Como exemplos de empresas conhecidas que se utilizaram do lettering para a criação de suas marcas, estão a Coca-Cola, que preferiu usar uma estrutura de lettering mais comum, com letras arredondadas, e a Ferrari, que optou por traços e linhas mais retas na sua representação gráfica. Cada projeto de lettering tem sua característica única, que o torna especial e tão solicitado.

Quais são as diferenças entre lettering e tipografia?

Existe uma grande confusão entre os dois termos, mesmo entre profissionais da área ― e que aumenta quando a caligrafia, um terceiro tipo de uso de letras, entra na questão.

No entanto, é possível esclarecer as diferenças entre os três de forma simples: a tipografia é um conjunto de regras que qualquer pessoa que trabalha com tipos precisa obedecer. São regras de espaçamento, peso, contraste, altura das letras, e escolha da letra que será usada para uma determinada função.

O lettering, por sua vez, tem como base a criação e customização de desenhos de letras, de forma manual e específica para o seu uso. Ainda que ele possa usar letras tipográficas como base, elas serão modificadas, com a adição e subtração de traços, cores ou detalhes que farão todo o projeto único.

Por fim, a caligrafia é uma arte que existe há milhares de anos. Essa técnica de escrita se utiliza de signos expressivos e harmônicos para torná-la legível e visualmente atraente aos olhos de quem a lê. Letras caligráficas também são muito usadas como base de letterings.

Como é a criação de um lettering?

Criar letterings envolve alguns passos simples, nos quais os principais elementos são a persistência e o estudo. Para criadores iniciantes, uma boa dica é definir uma fonte que servirá de base para sua composição, e praticar os formatos repetidamente.

Os próximos passos são definir a frase que será desenhada, assim como a composição, ou seja, a disposição que as formas tomarão no papel. Uma boa dica é preparar um rascunho do layout final de sua arte para servir de guia no processo.

Por fim, entram os itens de personalização: grafismos, variações no desenho das letras, ilustrações que interajam com as formas, cores e degradês diferenciados. É nesse ponto que sua composição se torna efetivamente um lettering, único e personalizado.

Depois de finalizado, basta apresentar seu trabalho para o mundo! Uma outra opção é fazer a vetorização, que torna seu design digital e amplia ainda mais as possibilidades de personalização.

Neste artigo, apresentamos uma rápida descrição do que é o lettering, as diferenças que o separam da tipografia e caligrafia, além de como é o processo de desenvolvimento de um lettering a partir do zero. Agora, é só buscar suas inspirações e começar a desenhar!

Gostou do texto? Ainda tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe um comentário e compartilhe sua opinião!

Saibalá

A Saibalá é uma plataforma de conteúdos nas áreas de Economia Criativa, que propicia uma experiência de aprendizado inovadora, através do know how de quem realmente sabe. Nós fornecemos conteúdos relevantes e atualizados, pela ótica de agentes da inovação. Oferecemos acesso a seus ambientes reais de trabalho, através de cursos com qualidade e narrativa cinematográfica, em uma experiência como você nunca viu.

Deixe um comentário
Share This