Você entende a importância da criatividade no ambiente de trabalho?

  • Home
  • Mercado
  • Você entende a importância da criatividade no ambiente de trabalho?
Jovens profissionais exercitam a importância da criatividade no ambiente de trabalho

Para entender a importância da criatividade no ambiente de trabalho, basta observar que a concorrência entre as empresas é acirrada, visto que muitas compartilham a oferta de produtos ou serviços semelhantes.  Da mesma forma, muitos profissionais se deparam com pessoas que têm qualificações técnicas similares às suas.

Levando em conta esse cenário, o que pode diferenciar empresas e profissionais? Certamente são as atitudes, especialmente competências como a criatividade e a pró-atividade.

O que significa criatividade?

Diferente do que muitos pensam, ser criativo não está unicamente ligado a atividades artísticas, tampouco é sinônimo da criação de ideias mirabolantes. Criatividade é pensar em maneiras diferentes, criando soluções inovadoras, para qualquer problema existente.

A criatividade é uma competência muito valorizada no mercado de trabalho. Caminhamos para um processo de redução do volume das tarefas operacionais, aos poucos sendo substituídas pela tecnologia e automação. Com o aumento de espaço para o trabalho criativo e intelectual, competências comportamentais ganham destaque no mundo corporativo, de modo que é imprescindível potencializá-las para desenvolver sua carreira profissional.

A boa notícia é que a criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida, mesmo sendo muito mais comportamental do que técnica. Para isso, ler a respeito e fazer cursos ou treinamentos pode ajudar bastante. No entanto, sua atitude é que será determinante para você ser visto como uma pessoa criativa.

Confira aqui 3 dicas práticas para exercitar a criatividade no dia a dia profissional:

1. Seja curioso

Não se limite a estudar apenas sobre sua área de atuação. Procure desenvolver outros conhecimentos por meio de livros, filmes, artigos, viagens e, inclusive, pela troca de conhecimentos com outras pessoas.

Esteja aberto a novas experiências, sempre! Aprofunde seu olhar sobre as coisas e faça muitas perguntas, mesmo a respeito de assuntos que não tenham relação nenhuma com o seu trabalho.

2. Cerque-se de pessoas que pensam fora da caixa

Somos seres influenciáveis, não dá para negar e nem para fugir desta realidade. O escritor e empreendedor americano Jim Rohn, que ficou famoso também por suas palestras motivacionais, fez uma importante afirmação para o mercado de desenvolvimento pessoal: “somos a média das 5 pessoas que mais convivemos.”

De maneira geral, cercar-se de pessoas inteligentes, criativas e interessantes deve contribuir para que você tenha os mesmos atributos. Bem como o oposto também é válido. Então se afaste de pessoas negativas e que não estejam alinhadas com o seu objetivo de vida. Cerque-se de pessoas positivas, curiosas,  pró-ativas e interessantes.

3. Crie novas soluções para problemas antigos

Fazendo as mesmas coisas de sempre, você terá exatamente os mesmos resultados. Ao enfrentar um problema, seja no trabalho ou em sua vida pessoal, enxergue muito além das soluções antigas para, então, criar novas saídas.

Faça o exercício de listar novas formas de resolver um problema, sem receios e limites. Seja livre neste primeiro momento, sem julgamentos. Depois, faça filtros, eliminando as ideias impossíveis de executar ou aquelas que realmente não servem para o momento. Desenvolva melhor aquelas que permanecerem listadas. Certamente, boas ideias surgirão.

Ser criativo requer conhecimento e habilidade, mas, acima de tudo, atitude e pró-atividade. Seja positivo, curioso e esteja cercado de pessoas interessantes. Assim, você confirmará a importância da criatividade no ambiente de trabalho e, porque não, na sua vida pessoal.

Gostou dessas dicas? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe muitas informações que podem ajudar na sua carreira profissional.

Saibalá

A Saibalá é uma plataforma de conteúdos nas áreas de Economia Criativa, que propicia uma experiência de aprendizado inovadora, através do know how de quem realmente sabe. Nós fornecemos conteúdos relevantes e atualizados, pela ótica de agentes da inovação. Oferecemos acesso a seus ambientes reais de trabalho, através de cursos com qualidade e narrativa cinematográfica, em uma experiência como você nunca viu.

Deixe um comentário
Share This