Como ser autodidata: aprender sozinho pode ser para todos!

Homem autodidata aprendendo

O aprendizado nunca esteve tão acessível quanto é agora, na era da Internet. Contudo, a disponibilidade da informação por si só não garante nada — é preciso saber aprender sozinho!

O autodidata é aquele que consegue aprender algo sem contar com o auxílio de um professor ou mestre. Assim, o próprio indivíduo busca materiais de aprendizado, fixa objetivos e segue a jornada do aprendizado por si só.

Quer saber como ser autodidata? Acompanhe as nossas dicas!

Como o aprendizado autodidata acontece?

Se você gosta de assistir a TED Talks, lê livros de temas até então desconhecidos para você e sempre está curioso sobre aprender algo novo, você já tem meio caminho andado para ser um autodidata.

Seja para aprender uma nova língua, tocar um instrumento ou desenvolver aplicativos para celular, o aprendizado autodidata se dá quando alguém busca os materiais e referências necessários para sua aprendizagem e consegue, de fato, absorver os conteúdos por conta própria — tanto para fins profissionais como para lazer.

Como ser autodidata e começar a aprender sozinho?

Fazendo cursos online

Como mencionamos no início do texto, a Internet proporciona uma incrível gama de informação para qualquer um que tenha acesso a ela. Então, use essa ferramenta fantástica para aprender sobre qualquer assunto que despertar interesse em você.

Nesse sentido, cursos livres podem ser uma boa pedida. Com eles, você pode aprender em seu próprio ritmo e aumentar o seu repertório, já que em muitos casos não é necessário ter conhecimento prévio para iniciar um novo curso. Invista!

Trabalhando a sua organização pessoal

Sem a devida organização você não conseguirá conduzir o seu próprio aprendizado. Mantenha ambientes limpos (é mais fácil se concentrar neles, certo?), tenha objetivos fixados, use uma lista de tarefas a fazer — e saiba como priorizá-las. Caso contrário, você se perderá em meio às suas metas e avançar será um problema.

Buscando ferramentas extras

Que tal usar o seu celular no processo de aprendizagem? Atualmente, há muitos aplicativos voltados para as mais diversas áreas, e com eles você também pode aprender. Quer saber uma língua nova, começar a praticar ioga ou entender um pouco mais sobre design? É possível! Além disso, busque exercícios diários relacionados ao tema de estudo, assim você desenvolverá o seu conhecimento. Não se limite!

Estabelecendo uma rotina de estudos

Além de seguir todas as dicas acima é primordial que você também separe algum tempo para colocá-las em prática. Por exemplo, qualquer pessoa que queira meditar ou tocar um instrumento musical não os fará sem, de fato, praticá-los periodicamente.

Desse modo, estabeleça uma rotina de estudos, defina metas e dedique-se. Procure reservar um horário fixo para essas atividades. O hábito é parte importante do processo de aprendizado.

Gostou das dicas sobre como ser autodidata? Outra boa forma de aprender coisas novas é a partir da leitura. Assine a nossa newsletter e receba conteúdos sobre os mais variados temas em sua caixa de entrada!

Saibalá

A Saibalá é uma plataforma de conteúdos nas áreas de Economia Criativa, que propicia uma experiência de aprendizado inovadora, através do know how de quem realmente sabe. Nós fornecemos conteúdos relevantes e atualizados, pela ótica de agentes da inovação. Oferecemos acesso a seus ambientes reais de trabalho, através de cursos com qualidade e narrativa cinematográfica, em uma experiência como você nunca viu.

Deixe um comentário

Share This