Confira 4 dicas para evitar a procrastinação!

Rapaz segue metas para evitar procastinação

Será que a procrastinação pode ser comparada a um simples hábito ruim, como roer as unhas ou balançar as pernas sem parar, ou os danos causados por ela vão um pouco além disso?

O ato de adiar ou prolongar a resolução das mais diversas situações que as pessoas enfrentam no dia a dia pode ser muito prejudicial aos planos que elas têm, sejam eles relacionados aos estudos ou ao trabalho.

Esse é o seu caso? Então confira, neste post, dicas para evitar a procrastinação e fazer a sua rotina render muito mais!

O que é procrastinação e quais seus malefícios?

A procrastinação é a prática de adiar o momento de realizar tarefas necessárias ou fazer atividades mais agradáveis ​​no lugar daquelas menos prazerosas. Assim, ela nada mais é que o atraso voluntário de deveres.

Além do atraso propriamente dito, pessoas que sofrem com a procrastinação vivenciam outros lados ruins do desperdício de tempo, tanto no nível empresarial, quanto no estudantil e pessoal. Afinal de contas, a sensação de atraso pode resultar em estresse, sensação de culpa e perda de produtividade.

Em casos mais graves, essas pessoas podem sofrer com a desaprovação comercial e social por não cumprirem responsabilidades ou compromissos. Para completar, esses sentimentos, quando combinados, podem fazer com que a prática se torne recorrente. Para fugir disso, confira, abaixo, formas de driblar esse problema!

Como evitar a procrastinação?

1. Estabeleça objetivos claros

Ao estabelecer objetivos claros, você saberá por que deve persistir e vencer a procrastinação. Por exemplo: caso você deva estudar para uma prova, mas não o faça, pode pensar que apenas uma nota ruim não fará mal.

Contudo, caso tenha uma meta maior em mente, como passar em um vestibular, concurso ou uma certificação de um curso online, poderá se sentir mais motivado a vencer a etapa em que se encontra, o que nos leva para a próxima dica.

2. Divida as tarefas em etapas

Caso você não sinta prazer em fazer o que deve fazer, realizar toda a tarefa de uma vez só pode se tornar um verdadeiro fardo. Assim, fazê-la aos poucos pode ser uma boa tática para vencê-la — afinal de contas, cada vez que concluir uma etapa, sentirá o progresso da ação e, por isso, ficará mais motivado a continuar.

3. Controle seu nível de estresse

De acordo com Timothy Pychyl, psicólogo da Universidade de Carleton, no Canadá, deixar tarefas para mais tarde pode gerar prazer imediato, mas passado esse momento, o acúmulo de trabalho ou estudo pode gerar muito estresse. Assim, é fundamental controlar o sentimento para que ele não atrapalhe a produção.

Uma vez que a procrastinação ocorreu, tente retomar o controle da situação seguindo as dicas acima e conclua a tarefa em aberto.

4. Faça pequenas pausas durante o trabalho

Essa dica se relaciona com a divisão das tarefas em etapas. Afinal de contas, uma das etapas também deve ser a pausa. Para colocar isso em prática, uma boa maneira é apostar no método Pomodoro, por exemplo — que divide fluxos de trabalho em blocos de 25 minutos de trabalho e cinco de pausa.

Contudo, você pode alterar esse período de acordo com as suas necessidades. Em atividades mais criativas e que dependam de inspiração, pode ser que o tempo de produção seja mais alto, bem como o descanso.

Já nos estudos, você pode se empolgar em uma leitura perto do fim do bloco de trabalho e, por isso, pausá-la não seria uma boa ideia. O importante é reservar momentos para o descanso mental e garantir que os seus objetivos sejam cumpridos.

Com determinação e com essas dicas para evitar a procrastinação você conseguirá ser muito mais produtivo e eficiente em todas as suas tarefas. E, caso conheça alguma outra tática para driblar essa inimiga da produtividade, conte para a gente aqui nos comentários!

Saibalá

A Saibalá é uma plataforma de conteúdos nas áreas de Economia Criativa, que propicia uma experiência de aprendizado inovadora, através do know how de quem realmente sabe. Nós fornecemos conteúdos relevantes e atualizados, pela ótica de agentes da inovação. Oferecemos acesso a seus ambientes reais de trabalho, através de cursos com qualidade e narrativa cinematográfica, em uma experiência como você nunca viu.

Deixe um comentário

Share This