Design de embalagem: entenda sua importância para uma marca!

  • Home
  • Design
  • Design de embalagem: entenda sua importância para uma marca!
Representação gráfica de diferentes exemplos de design de embalagem

Talvez você ainda não tenha parado para pensar sobre este assunto, mas o design de embalagem é tão importante quanto o produto que vem dentro dele. Por quê? Bem, a experiência do cliente começa com a embalagem, que, por sua vez, deve comunicar um propósito: o que a sua marca representa e o que isso significa para o seu consumidor.

Muita responsabilidade, não é? Então entenda, neste post, tudo sobre o tema. Acompanhe!

A comunicação de marca e conexão com consumidor

“O marketing é uma batalha de percepções e não de produtos”

A frase acima, escrita pelo autor Al Ries no livro “As 22 Consagradas Leis do Marketing”, lançado em 2003, traduz bem a importância do design da embalagem: otimizar a percepção de um consumidor acerca de um produto.

O mercado global cresce diariamente em competitividade, deixando a batalha pela atenção dos clientes cada vez mais acirrada. Nesse cenário, empresas com uma identidade visual sólida e estrategicamente desenvolvida para os seus produtos, passam a ter um diferencial competitivo.

É importante entender a necessidade de vender a sua marca antes mesmo do produto em si. Assim, as principais funções do design de embalagem são:

  • ser uma representação física da personalidade de uma marca;
  • posicionar o produto entre uma determinada categoria e valor percebido;
  • proteger o que há em seu interior, bem como fornecer informações úteis e/ou instruções de uso;
  • diferenciar produtos de seus concorrentes, transmitindo um senso de valor ou história.

A experiência de compra do consumidor

A impressão inicial do cliente é feita em segundos e determina a percepção que ele terá de uma certa marca e seus produtos.

Qual expectativa você quer criar com a embalagem do seu produto? Bem, aqui vão alguns pontos importantes a serem considerados antes de responder a essa pergunta:

O toque

A escolha do material de embalagem é vital. Tradicionalmente, empresas usam embalagens rápidas, fáceis e baratas, como papelão e plástico. Entretanto, com avanços tecnológicos e a conscientização ambiental, as marcas estão considerando opções eco-friendly, como embalagens recicláveis ou reutilizáveis.

De acordo com levantamento “Mintel Inspire Moral Brands” realizado pela empresa Mintel, consumidores que não conseguem ter atitudes mais benéficas para o meio ambiente, por falta de tempo ou conhecimento, tendem a optar por marcas ecologicamente corretas.

Assim, seja criativo e pense em maneiras de transmitir a preocupação com a natureza em suas embalagens. Considere quais emoções você quer aflorar no seu público e como cada tipo material pode fazer isso.

O olhar

O que acontece quando estamos diante de um corredor com dezenas de produtos diante de nós? Começamos a comparar, lembrar e associar. O cérebro é propenso a classificar tudo ao nosso redor — é a única maneira de organizar o que vemos, ouvimos, sentimos ou conhecemos. Assim, o design de embalagem é uma ferramenta de identidade de marca essencial para se destacar entre a concorrência.

Por isso, busque responder, com o seu design, perguntas como: o produto é mais sério ou é brincalhão? O produto está seguramente armazenado? A embalagem poderá ser reutilizada? Como o seu design difere-se do concorrente? Como o seu design se relaciona com o posicionamento da empresa?

A inovação

Quando o design de produto é inovador, ele pode influenciar a maneira como usamos algo e até mudar nossos padrões de comportamento. Então, essa inovação deve vir desde a embalagem.

Aposte mais uma vez na criatividade e faça do pacote do seu produto algo memorável: embalagens também podem servir como lembrancinhas, serem colecionáveis ou armazenarem outros objetos posteriormente. O mais importante é que você consiga refletir o nível de modernidade e criatividade da marca, além de sua essência. Mãos à obra!

E então, gostou de saber mais sobre o design de embalagem? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de muitos outros conteúdos como esse!

Saibalá

A Saibalá é uma plataforma de conteúdos nas áreas de Economia Criativa, que propicia uma experiência de aprendizado inovadora, através do know how de quem realmente sabe. Nós fornecemos conteúdos relevantes e atualizados, pela ótica de agentes da inovação. Oferecemos acesso a seus ambientes reais de trabalho, através de cursos com qualidade e narrativa cinematográfica, em uma experiência como você nunca viu.

Deixe um comentário

Share This