Design de jogos: o que é e por que investir na área?

  • Home
  • Design
  • Design de jogos: o que é e por que investir na área?
Ilustração em Pixel Art para Design de Jogos

A indústria de games é uma aposta certa. De acordo com a Newzoo, consultoria especializada no segmento, o Brasil é, atualmente, o 11º colocado na lista de países com maior mercado no setor.

Assim, se você é um amante da área, trabalhar com ela e viver neste universo fantástico pode ser uma ótima escolha. Que tal uma carreira como designer de jogos? Se gostou da ideia, acompanhe este post — contaremos tudo o que você precisa saber para dar os primeiros passos rumo à profissionalização!

O que é design de jogos?

Trata-se da idealização e planejamento de um jogo — isso inclui a história do game, seus desdobramentos, enredo e regras. Contudo, não confunda o design de jogos com o desenvolvimento de jogos: o game designer é o lado criativo da produção, ou seja, deve imaginar como o jogo funcionará do início ao fim e criar aquilo que se tornará o produto final.

Já o desenvolvedor de jogos é responsável por transformar as especificações criadas pelo game designer (imagens, sons etc.) em realidade a partir de linguagens de programação.

Como é a carreira de um game designer?

Tradicionalmente, os designers de jogos podem se formar em cursos como Jogos Digitais (tecnólogo) ou mesmo investir em um profissionalizante de Design de Games. Formações complementares como Design, Web Design, Artes Visuais e Programação podem casar bem com o curso.

Além disso, há algumas características essenciais a quem quer seguir na profissão: a verdadeira paixão por jogos, ser criativo, apresentar boas habilidades na resolução de problemas, olhar analítico e saber trabalhar bem dentro de uma equipe. De maneira mais detalhada, um game designer tem as seguintes funções:

  • cria a estrutura do jogo, como ele será jogado e quais serão suas regras;
  • colabora com todos os membros da equipe para levar com sucesso o jogo ao mercado;
  • desenvolve o layout, o conceito e a jogabilidade do produto;
  • cria e gerencia a documentação do game.

Vale mencionar que designers iniciantes podem se voltar para tarefas mais simples, como design de nível ou colocação de objetos no jogo.

Por que vale a pena investir em um curso de design de jogos?

Se tudo o que contamos ainda não convenceu você sobre o por quê de se investir em um curso de design de jogos, aqui vão mais algumas ótimas razões:

Mercado promissor

Como contamos no início do texto, o Brasil é um mercado promissor na área de games. Mas não para por aí: o número de empresas desenvolvedoras de games no nosso país aumentou em 600% nos últimos 8 anos — atualmente, são cerca de 300 empresas. E além do mercado nacional, há também agências de desenvolvimento de jogos voltadas para a criação de games para outros países. Ou seja: as oportunidades estão por aí!

Várias áreas de atuação

Já reparou na quantidade de detalhes em um único jogo? Pois então, eles proporcionam aos game designers múltiplas possibilidades de atuação. É possível trabalhar com o áudio e criar sons e efeitos sonoros para os games, criar roteiros (isso inclui a definição do tema, gênero, cenário, número de jogadores etc.) e ilustrar personagens, os cenários e as possíveis situações, dentre muitas outras opções.

Versatilidade na criação

Deixe os estereótipos para trás: nos dias de hoje, o público dos games é vasto e não compreende apenas jovens do sexo masculino. Os games podem também ser voltados para crianças, mulheres e idosos. Assim, você poderá transitar nas mais diversas áreas para criar games, a depender do seu público-alvo!

Gostou de saber mais sobre o design de jogos? Então compartilhe o post em suas redes sociais! Quem sabe aquele seu amigo gamer não se interessa pelo assunto também!

Saibalá

A Saibalá é uma plataforma de conteúdos nas áreas de Economia Criativa, que propicia uma experiência de aprendizado inovadora, através do know how de quem realmente sabe. Nós fornecemos conteúdos relevantes e atualizados, pela ótica de agentes da inovação. Oferecemos acesso a seus ambientes reais de trabalho, através de cursos com qualidade e narrativa cinematográfica, em uma experiência como você nunca viu.

Deixe um comentário

Share This