4 dicas para tirar fotos incríveis com o celular

fotos incríveis com o celular

A InfoTrends, pesquisa realizada pela consultoria Keypoint Intelligence, estimou que as pessoas tirariam 100 bilhões de fotos a mais em 2017 do que em 2016, e a grande maioria dessas imagens seriam feitas por smartphones.

Até aí, não há surpresa: afinal de contas, registramos os momentos com frequência e, atualmente, há pessoas que trabalham como instagrammers, por exemplo.

Mas como se destacar em meio a tantos uploads? Pensando nisso, preparamos dicas para que você possa tirar fotos com o celular a qualquer hora — e com ótima qualidade! Confira!

Popularização da fotografia com o celular

De acordo com projeção realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), nos próximos dois anos o número total de smartphones no Brasil poderá chegar a 236 milhões, ou seja, haverá mais celulares do que pessoas.

Com a popularização dos aparelhos, é comum que eles se tornem cada vez mais tecnológicos. Em termos de fotografia, mais megapixels, lentes melhores e armazenamento de alta capacidade são alguns dos upgrades que as câmeras de telefones móveis ganharam nos últimos dez anos.

Nesse contexto, o comportamento do consumidor também mudou: conhecemos o Instagram, os aplicativos de edição de fotos e, assim, ganhamos um olhar diferente para as situações cotidianas.

Hoje, é preciso criatividade e técnica para retratar e compartilhar momentos de forma que as suas imagens se destaquem. Mas, se é possível fazer tudo isso com o celular, qual a diferença entre as fotos tiradas por ele e pelas câmeras digitais? A resposta está no próximo tópico!

Vantagens que os celulares têm sobre as câmeras tradicionais

O uso de câmeras digitais profissionais traz diversos recursos que favorecem a captação de boas imagens, como a possibilidade de trabalhar com diferentes lentes e de ter maior domínio sobre a exposição (ISO, abertura e velocidade), produzindo fotografias de alta qualidade.

Contudo, com a evolução das câmeras nos smartphones, existem várias vantagens em usá-las. A primeira delas é a conveniência — afinal de contas, eles estão conosco a todo tempo. Por conta do tamanho do aparelho, o uso da câmera no celular permite mais liberdade para explorar ângulos novos e inusitados, que seriam mais difíceis com câmeras maiores, pesadas e delicadas.

Outra vantagem é a facilidade de compartilhamento, já que os celulares estão sempre conectados e, por isso, é fácil dividir suas imagens com amigos e seguidores em questão de segundos.

As infinitas possibilidades de edição por meio de aplicativos — muitos deles gratuitos — também são um pró na hora de tirar fotos com o celular!

4 dicas para fotografar com o celular

Viu só? Você, provavelmente, já tem o aparelho necessário para tirar boas fotos (e talvez até esteja lendo este post nele!). Então, é hora de conhecer algumas dicas que tornarão suas imagens incríveis. Confira!

1. Preocupe-se com o enquadramento e o foco

Aqui você pode fazer com que o seu clique pareça diferente de inúmeras outras fotos que podem ter sido tiradas no mesmo local. Para ajudar no enquadramento, vá nas configurações da sua câmera e ative as “linhas da grade” ou “grade de assistência”.

Ao tirar uma foto, preste atenção em todos os planos e assegure-se de que os principais elementos da sua fotografia estão repousando na interseção dessas linhas.

Além disso, trabalhe com o foco para realçar os detalhes que deseja destacar. Outra dica, nesse sentido, é evitar o zoom, pois ele pode deixar as fotos com baixa definição.

2. Conheça o seu equipamento e os principais aplicativos

Busque sempre ler especificações da câmera do seu celular e como usar todas as suas funções — existem muitas que já estão presentes, mas desabilitadas no aparelho.

Ainda assim, para superar as possíveis limitações do seu dispositivo, aposte em aplicativos de captação e edição, como Snapseed, ProCamera, Manual, Camera+, ProCam, Lightroom, Polarr e Pixelmator. As novidades são constantes, então fique de olho!

3. Esteja atento à luz

Ela fará toda a diferença na sua foto! Se você estiver em um ambiente externo, a melhor luz ocorre no momento que os fotógrafos chamam de “hora dourada” — uma hora após o nascer e uma hora antes do pôr do sol. Assim, tente aproveitar ao máximo a luz natural e dos ambientes que estiver fotografando.

O flash também é uma opção, mas saiba quando usá-lo: caso o seu clique esteja muito longe, o flash não vai adiantar. Se estiver muito perto, pode ser que ele “estoure”, deixando a imagem clara demais.

4. Mantenha a lente sempre limpa

Às vezes, por um pequeno descuido, não nos lembramos de limpar a lente da câmera antes de uma foto. Não cometa esse erro, pois isso poderá comprometer o seu resultado. Deixe a câmera sempre limpa e faça fotos lindas!

Gostou das nossas dicas? Temos muitas outras como estas. Confira o nosso pacote de cursos de fotografia mobile e aprenda a tirar fotos com o celular como um expert!

Saibalá

A Saibalá é uma plataforma de conteúdos nas áreas de Economia Criativa, que propicia uma experiência de aprendizado inovadora, através do know how de quem realmente sabe. Nós fornecemos conteúdos relevantes e atualizados, pela ótica de agentes da inovação. Oferecemos acesso a seus ambientes reais de trabalho, através de cursos com qualidade e narrativa cinematográfica, em uma experiência como você nunca viu.

Deixe um comentário

Share This