Qual é a real importância da identidade visual para uma marca?

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Identidade, no dicionário, é definida como “conjunto de características que distinguem uma pessoa ou uma coisa e por meio das quais é possível individualizá-la”.

Mas como expressar, visualmente, o que uma marca é? E, mais importante, como utilizar o recurso para gerar identificação e reconhecimento nos consumidores?

A resposta é uma só: com o auxílio da identidade visual. Continue a leitura e saiba mais sobre o conceito e sua importância!

O que é identidade visual?

A identidade visual é responsável por representar uma empresa visualmente. Isso se dá por meio de um pacote de componentes visuais, que seguem diretrizes de estilo e são usados como base para garantir que a imagem corporativa seja coesa e consistente.

Assim, todas as peças produzidas pela empresa devem seguir o mesmo padrão de cores, formas, lettering, etc. Exemplos disso são as embalagens dos produtos, as placas publicitárias, os projetos digitais e quaisquer outras formas de comunicação visual de uma companhia.

Qual a importância da identidade visual para as empresas?

Para explicar isso vamos propor um exercício: pense um pouco em algumas marcas que são muito familiares para você. O que você vê quando lembra delas?

Quando pensa em Coca-Cola, por exemplo, você lembra do seu famoso logo? Talvez da silhueta da garrafa? Ou dos comerciais que têm uma linguagem similar?

Tudo isso é identidade visual e, por isso, ela é tão importante: são elementos que estão gravados em sua mente. E, com esse tipo de associação, as marcas criam uma relação positiva com seus consumidores, influenciando a sua decisão de compra.

Além disso, por se tratar da principal expressão do que uma marca é, a identidade visual faz com que os consumidores tenham mais segurança ao escolher um produto — afinal de contas, já existe familiaridade com a oferta da empresa.

Como criar uma identidade visual de sucesso?

Com a importância do conceito explicada, mãos à obra! Leia abaixo algumas dicas para criar uma identidade visual poderosa!

Criação de briefing

Antes de criar a mensagem e o visual que sua empresa deseja passar para o mundo, é necessário criar isso para você. Para isso, busque responder perguntas como “qual é o público-alvo?”, “qual é o objetivo das mensagens?”, “quais são os valores e a missão da marca?” e “como se dá sua oferta de produtos/serviços?”.

Processo de brainstorming

Com o briefing em mãos, conte com os colaboradores (especialmente os profissionais de marketing e design!) para buscar soluções inovadoras. Junte todas as boas ideias para pensar como apresentar a sua marca para o mundo!

Definição de opções de cores, fontes e linguagem

Com as etapas acima finalizadas, chegou a hora de definir como transmitir a identidade da marca. Para isso, lembre de ter em mente algumas questões. Confira!

Cores

Sua escolha de cor pode afetar a maneira como os clientes se sentem sobre sua marca. Isso ocorre porque temos respostas psicológicas para diferentes tons. Enquanto o laranja transmite confiança, o azul significa profissionalismo, e assim por diante. Escolha cores que representem as principais características da sua marca.

Fontes

A tipografia é um elemento poderoso. Assim como as cores, fontes diferentes podem provocar diferentes respostas emocionais, já que algumas têm pegadas mais informais ou mais sérias. Tenha isso em mente antes da escolha!

Linguagem

A sua linguagem deve ser consistente. Isso porque, quanto mais você repete uma mensagem específica, ou imagem visual, mais familiar ela se tornará para o público.

Dessa forma, crie um manual da marca a ser seguido. Inclua nele detalhes sobre sua escolha de cores, tipografia, imagens, dimensionamento e qualquer outra informação a ser padronizada.

Feito tudo isso, é hora de testar todas essas escolhas! Crie protótipos diferentes, faça testes A/B e consulte a percepção de seu público. Assim, poderá chegar a melhor decisão!

Agora que você já está por dentro do tema, que tal ler nosso blog post “Afinal, o que faz um designer gráfico?” e saber mais sobre a rotina do profissional que tem relação direta com a criação de uma identidade visual?

rascunho

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