Qual a importância dos cursos livres para o desenvolvimento profissional?

  • Home
  • Aprendizado
  • Qual a importância dos cursos livres para o desenvolvimento profissional?
Desenvolvimento de cursos livres

Milhares de pessoas se formam a cada ano em instituições tradicionais no Brasil. Mas, apesar de representar um papel importante na educação, nem sempre o ensino tradicional englobará todas as áreas de conhecimento que despertam interesse no aluno — tanto para o desenvolvimento profissional, quanto para o pessoal.

E é exatamente por isso que buscar outras alternativas, diferentes dos moldes habituais, pode ser uma solução e tanto! Se você quer aprender mais, mas ainda não sabe onde encontrar esse aprendizado, listamos abaixo a importância dos cursos livres. Acompanhe!

1. Aprimoram e aumentam o repertório

Os cursos livres são formas educacionais acessíveis e menos formais que englobam as mais variadas áreas. Vamos a um exemplo: tem interesse em arte? É possível encontrar muitos deles voltados para o tema. Ou quer aprender mais sobre investimentos? Também não é difícil achá-los.

Com isso, queremos dizer que sempre é possível incorporar algo novo em sua vida ou mesmo aperfeiçoar técnicas e conhecimentos com que já se tem intimidade, e, assim, ampliar a sua visão de mundo.

2. Promovem atualizações

Você se formou, batalhou para conseguir um emprego e está há alguns anos atuando na área. Essa trajetória pode dar a sensação de estabilidade, porém não se acomode! Mesmo com sua vaga garantida, o mercado continua avançando, e se manter atualizado é uma ótima forma de avançar na mesma direção.

Nesse contexto, os cursos livres têm a vantagem de serem mais curtos e menos burocráticos, e, por isso, podem ter seus conteúdos atualizados mais facilmente. Assim, é possível aprender mais sobre uma nova tendência que ainda não chegou às grades curriculares universitárias, por exemplo.

3. Retomam o prazer pelo aprendizado

Frequentar aulas por horas seguidas, repletas de assuntos que não são interessantes para você? Esqueça. Com os cursos livres, o aprendizado está desvinculado da obrigação.

Procure por didáticas que sejam adequadas para você, faça bom uso das plataformas e arquivos sugeridos para estudo e, caso o curso seja online, aproveite a flexibilidade oferecida. Aprender algo novo pode ser muito bom, principalmente aquilo que nos dá prazer, e mergulhar em um assunto de seu interesse pode dar leveza à rotina.

Cursos livres online x presenciais

Nem sempre os cursos livres são online, bem como nem todo curso online é livre. Mas qual será a melhor opção? Confira algumas diferenças:

Flexibilidade e acessibilidade

Ambos os modelos têm muitas opções e variedade. Mas e a acessibilidade? Nesse quesito, os cursos livres online saem ganhando, já que podem ser feitos remotamente (acompanhados por seu notebook, celular ou tablet) e, por isso, atendem às suas necessidades individuais.

Desenvolvimento de competências autodidatas

Nos cursos livres online é possível seguir o seu próprio ritmo de aprendizado, o que nem sempre ocorre no ensino presencial. Nessa modalidade, você pode acessar os materiais a qualquer momento (inclusive as aulas e relembrar o que foi dito).

Além disso, é possível estimular competências como a proatividade, organização e disciplina, já que o próprio aluno é o responsável por seu progresso.

Atualidade

Cursos presenciais, ainda que livres, podem apresentar conteúdos desatualizados, visto que têm data certa de início e fim e precisam contar com turmas completas para que sejam realizados. No caso dos cursos livres online, atualizar o conteúdo pode ser algo mais simples e rápido — aproveite essa vantagem para ficar por dentro das inovações!

Viu só? Os cursos livres são recomendados tanto para profissionais iniciantes quanto para aqueles que prezam pelo desenvolvimento de carreira e reconhecimento, além de contemplar, também, aqueles que querem se descobrir ou tentar algo novo. Se encaixou em alguma das categorias? Então conheça as vantagens dos cursos virtuais para ampliar seu conhecimento!

Saibalá

A Saibalá é uma plataforma de conteúdos nas áreas de Economia Criativa, que propicia uma experiência de aprendizado inovadora, através do know how de quem realmente sabe. Nós fornecemos conteúdos relevantes e atualizados, pela ótica de agentes da inovação. Oferecemos acesso a seus ambientes reais de trabalho, através de cursos com qualidade e narrativa cinematográfica, em uma experiência como você nunca viu.

Deixe um comentário

Share This