Inteligência emocional: entenda a importância para a sua vida!

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homem praticando a inteligência emocional

Com uma rotina agitada, cheia de compromissos pessoais e profissionais, algumas pessoas acabam deixando de lado os cuidados com a saúde psíquica e emocional. Esses aspectos, porém, são importantes na nossa vida — são eles que nos ajudam a desenvolver melhor a inteligência emocional.

Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudar você a entender de vez seu significado, como colocá-la em prática e qual a importância que ela tem no seu bem-estar. Confira!

O que é inteligência emocional?

É a capacidade que temos de perceber, interpretar e controlar as emoções. Assim, conseguimos expressar sentimentos de maneira mais assertiva e tomar decisões com maior consciência. Esse atributo também permite entender e lidar com as emoções das pessoas à nossa volta, no trabalho, na família ou entre amigos.

Com a característica aprimorada, uma pessoa é capaz de controlar seus impulsos, ter um humor menos inconstante e evitar atitudes exageradas, como se enfurecer diante de problemas pequenos.

O estudo sobre esse tema avançou quando o psicólogo Daniel Goleman, referência no assunto, lançou o livro Inteligência Emocional em 1995Na obra, ele mostrou como as emoções são essenciais para a tomada de decisões, indo além da capacidade cognitiva e do pensamento racional.

Como entender as emoções pode auxiliar no equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

Adquirir conhecimentos e desenvolver competências técnicas são partes fundamentais da formação de um bom profissional. Mas a inteligência emocional também já é considerada fator decisivo para ter sucesso na carreira.

Imagine, por exemplo, uma situação de nervosismo na sua empresa. Se você se deixar levar por um pensamento negativo, terá dificuldade para resolver o problema ou talvez nem consiga solucioná-lo. Essa circunstância pode, inclusive, atrapalhar a realização de outras tarefas.

Pessoas que potencializaram sua capacidade de controlar as emoções sabem lidar de maneira mais adequada com situações de nervosismo e preocupação, encarando esses momentos difíceis de uma forma positiva.

Melhorando relacionamentos interpessoais

Uma atitude positiva diante de situações de estresse também ajuda a criar um ambiente de trabalho mais agradável, facilitando a interação com os colegas.

Além disso, você será capaz de lidar com emoções negativas quando elas vierem de outros colaboradores. Quem consegue aperfeiçoar sua inteligência emocional pode auxiliar o outro no controle dos sentimentos ruins.

Além do trabalho

Quantas vezes nos deparamos com conflitos, momentos tristes e situações de tensão em casa, com familiares, em um relacionamento amoroso ou de amizade?

Nessas ocasiões, muitas vezes parece mais fácil ter uma atitude agressiva, ser resistente ou agir por impulso, sem pensar nas consequências dos nossos atos.

Essas horas talvez sejam as que mais exigem de nós a capacidade de encontrar força de vontade, saber ouvir e ter paciência — posturas típicas de pessoas que fortaleceram sua habilidade de administrar melhor os sentimentos e pensamentos.

Como desenvolver a característica?

Agora que você já sabe o que é inteligência emocional e como ela influencia sua vida pessoal e profissional, pode estar se perguntando: como desenvolvê-la? São muitas as formas de fazer isso. Para começar, selecionamos três dicas preciosas.

 

1. Autoconhecimento: analise seu próprio comportamento

Este é o primeiro passo: olhar para dentro de si mesmo e começar a entender como você se comporta e lida com as pessoas com quem convive diariamente. Analise, por exemplo:

  • seus valores;
  • sentimentos que lhe movem;
  • suas reações comuns;
  • quais são suas potencialidades e limitações.

2. Controle: saiba dominar suas emoções

Você é o único responsável por seus sentimentos, por isso deve ficar vigilante e estar sempre no controle. Vale respirar fundo (oxigenar o cérebro faz ele funcionar melhor, ficar mais calmo e relaxado), eliminar pensamentos negativos, afastar-se da situação tensa para retomar o foco, entre outras técnicas.

3. Positividade: encare os problemas com otimismo

Em determinadas situações, o conflito é inevitável. Porém, isso não precisa ser necessariamente ruim. Faça um exercício para tentar não enxergar as divergências como uma ameaça, mas sim como uma oportunidade para desenvolver sua criatividade a fim de encontrar soluções construtivas e saudáveis para todos.

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