Saiba o que avaliar ao escolher uma escola para fazer curso online

  • Home
  • Aprendizado
  • Saiba o que avaliar ao escolher uma escola para fazer curso online

Com os cursos online, você pode aprender o que quiser (da neurociência à fotografia, por exemplo!), do conforto da sua casa, com muita flexibilidade e até preços mais baixos. Sim, o aprendizado a distância é uma ótima escolha se você tem uma vida ocupada, mas as opções são muitas e alguns cuidados devem ser tomados!

Pensando nisso, preparamos algumas dicas sobre como escolher uma escola para fazer curso online. Confira!

Por que tomar cuidado ao escolher uma escola para fazer curso online?

Uma rápida pesquisa na Internet deixará você cara a cara com várias instituições online, mas nem todas serão tão boas quanto aparentam. Por isso, seja criterioso na sua escolha. Além de procurar uma escola online que ofereça o curso desejado (de graduação ou cursos livres), busque entender o valor do curso e verifique se ele está de acordo com o mercado (afinal de contas, esse é um investimento que você fará!).

Outro ponto importante é garantir a qualidade do curso antes mesmo do seu início: seu primeiro passo deve ser visitar o site da escola para ver quais informações pode descobrir. Depois, solicitar informações adicionais pode ajudá-lo a determinar o que cada opção tem a oferecer.

Como fazer a escolha?

Para facilitar as suas buscas, listamos os pontos a serem pesquisados por você. Acompanhe nos tópicos abaixo!

Verifique a qualidade do material didático

No aprendizado online, você deve aprender e atingir as suas metas individualmente. Por esse motivo, a boa qualidade do material didático é essencial, pois ele será o principal suporte da sua trajetória. Pesquise muito!

Converse com ex-alunos

Busque sites que permitam aos alunos escrever avaliações honestas sobre as escolas, os cursos e professores específicos. Assim, você saberá exatamente qual foi a experiência deles e poderá ter uma expectativa realista sobre o que esperar.

Além disso, caso conheça alguém que já tenha feito o curso, não perca tempo: aproveite para tirar todas as suas dúvidas!

Pesquise sobre a reputação da instituição

Credibilidade é tudo! Assim como é importante buscar a opinião dos alunos, é também primordial saber sobre a reputação da instituição. Caso seja um curso de graduação, a aprovação do MEC é um bom indicador, mas, para cursos livres, uma boa prática é buscar notícias na mídia especializada. Google it!

Observe a formação e a experiência dos tutores

Qual é a formação dos tutores? Eles têm uma bagagem considerável, bons conhecimentos e especializações? Esse é um ponto de extrema importância, já que é também um ponto positivo do ensino online: a oportunidade de ter aula com nomes conceituados que você dificilmente encontraria dentro de uma sala de aula física!

Repare no ambiente de aprendizagem

Um ambiente de aprendizagem bem concebido pode fazer a diferença entre um curso online agradável e frustrante. Repare se o site da escola é intuitivo, fácil de usar e navegar, mesmo que não seja um especialista em informática. Verifique, também, se os requisitos técnicos (como o tipo de computador) correspondem ao que você tem em casa!

Agora que você já sabe como escolher uma escola para fazer curso online, que tal colocar as dicas em prática e aprender algo novo? Entre em contato com a Saibalá e conheça nossos cursos!

Saibalá

A Saibalá é uma plataforma de conteúdos nas áreas de Economia Criativa, que propicia uma experiência de aprendizado inovadora, através do know how de quem realmente sabe. Nós fornecemos conteúdos relevantes e atualizados, pela ótica de agentes da inovação. Oferecemos acesso a seus ambientes reais de trabalho, através de cursos com qualidade e narrativa cinematográfica, em uma experiência como você nunca viu.

Deixe um comentário

Share This