Transformação digital: você está cometendo algum desses erros?

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: VOCÊ ESTÁ COMETENDO ALGUM DESSES ERROS?

Melina Oliveira

A transformação digital tem se tornado um tema cada vez mais comum. Não é para menos! As empresas líderes em maturidade digital apresentam melhor desempenho financeiro, com taxa de crescimento do EBITA até 5x maior em relação à média no mundo.

Mas muitas pessoas, mesmo executivos de alto escalão, ainda fazem confusão em relação aos conceitos e aplicações da transformação digital. Será que você está cometendo algum desses erros?


ERRO #1: VOCÊ ACHA QUE A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL SE RESTRINGE À TECNOLOGIA

Algumas pessoas acreditam que a transformação digital é apenas a transposição do que já existe no meio analógico para o digital. Embora a digitalização seja uma etapa disso, a transformação digital é muito mais ampla.

A tecnologia é uma das dimensões abordadas, mas não deve ser vista como um fim em si mesma. Um dos pilares mais impactantes da transformação digital são os processos, como apontado pela Deloitte. Isso inclui metodologias ágeis, ciclos rápidos de validação, mentalidade do time e outros fatores que não dependem exclusivamente de tecnologia.

Denis Caldeira, VP do Quinto Andar, destaca que as profissões do futuro estarão intrinsecamente relacionadas ao fator humano: “A transformação digital não foge do contato humano. Para criar um produto digital, é necessário entender o comportamento humano.” Já Rodrigo Curi, especialista em liderar transformações, alerta que tecnologias modernas não funcionam em organizações com mentalidade ultrapassada. TI e Cultura precisam evoluir juntas.


ERRO #2: VOCÊ ACREDITA QUE A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL É UM PROCESSO COM COMEÇO, MEIO E FIM

A transformação digital é um processo contínuo e cíclico. Ela não termina; ao contrário, adapta a empresa a um cenário incerto e em constante evolução.

Ambidestria organizacional, ou seja, a capacidade de operar com estruturas tradicionais e ágeis ao mesmo tempo, é fundamental para aumentar eficiência e inovação. Estudos da McKinsey indicam que organizações ambidestras têm 70% mais chances de alcançar alta performance no longo prazo.

Rodrigo Curi reforça que a transformação digital não é algo que se compra, mas algo que se constrói e evolui constantemente: “O importante é entender como você produz inovação e aplica essas habilidades no momento certo.”


ERRO #3: VOCÊ NÃO ALINHOU SUAS INICIATIVAS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL À ESTRATÉGIA DA SUA EMPRESA

O ponto de partida da transformação digital não deve ser a tecnologia ou seguir tendências, mas sim a estratégia da empresa.

Menos da metade das empresas implementou um modelo digital-first, de acordo com a IDG. A Gartner aponta que desalinhamento entre estratégia e táticas é um dos principais desafios para liderar processos de inovação.

Gisele Morila, Product Manager no Magazine Luiza, explica que seu papel é conectar estratégia, áreas de negócio, clientes e desenvolvimento, garantindo alinhamento. Segundo Curi, é essencial saber o objetivo da transformação digital e alinhar os indicadores de sucesso ao propósito estratégico da empresa.


ERRO #4: VOCÊ ACHA QUE BASTA APLICAR SCRUM

Implementar Scrum sem alinhamento estratégico aumenta as chances de falha. Segundo a Gartner, práticas como integração contínua são essenciais, pois há um gap significativo entre empresas que conseguem ou não implementar metodologias ágeis.

Mark Levison, consultor de metodologias ágeis, ressalta a importância de pensar em melhorias organizacionais, estrutura de times e gestão de portfólios. Gisele Morila reforça que agilidade é sobre entregar valor em toda a cadeia, não apenas no desenvolvimento.


ERRO #5: VOCÊ CONTINUA CONTRATANDO COM BASE NUM PADRÃO ULTRAPASSADO

Uma empresa é feita de pessoas, e elas são o motor da transformação digital. Segundo a Gartner, profissionais versáteis têm mais valor em culturas ágeis do que especialistas. Isso exige novos processos de contratação, treinamento e desenvolvimento.

Executivos como Denis Caldeira já contratam com foco na adaptabilidade e no atendimento ao cliente. Quando não há afinidade com a cultura, Curi recomenda redirecionar ou reestruturar o time para aproveitar ao máximo as habilidades de cada colaborador.


QUER DESCOBRIR COMO GRANDES LÍDERES DO MERCADO FAZEM DIFERENTE?

Executivos de alto escalão e outros líderes experientes vão compartilhar os bastidores de como aplicaram a transformação digital em seus negócios. Eles falarão sobre os desafios que você encontrará, processos para superá-los e os resultados que pode alcançar.

Tudo isso no Transformation Experts.