Transformações tecnológicas na educação: conheça as novas tendências!

  • Home
  • Aprendizado
  • Transformações tecnológicas na educação: conheça as novas tendências!
Estudantes usufruem das transformações tecnológicas na educação

A educação rompe barreiras, assim como a tecnologia. Essa última, por sua vez, afetou várias áreas de nossas vidas nos últimos anos — desde os relacionamentos pessoais, passando por interações comerciais até os sistemas escolares e a forma como se aprende. E é exatamente sobre as transformações tecnológicas na educação que este texto vai tratar.

Ficou curioso para saber quais são as tendências? Acompanhe o post!

Importância das transformações tecnológicas para a educação

Os jovens e crianças que frequentam as escolas hoje em dia são nativos digitais. Ou seja, eles não conhecem um mundo sem aparelhos tecnológicos, e isso faz parte da sua aprendizagem. Por isso, a integração da tecnologia na educação ajuda os estudantes a se manterem engajados e estimulados.

Além disso, com as transformações tecnológicas na educação, os alunos desenvolvem características fundamentais para seu futuro, como:

  • a habilidade de trabalhar de forma colaborativa em projetos (mesmo com outras pessoas que não estejam próximas fisicamente);
  • a possibilidade de aprender em seu próprio ritmo;
  • a descentralização do conhecimento — com a opção de buscar informação em meios diferentes, o aluno pode levantar pontos que não seriam abordados antes.

Mas de que forma a tecnologia assumirá o seu papel na educação? Confira, abaixo, algumas soluções efetivas!

Tendências tecnológicas para a educação

Gamificação

Antes de se envolver com a educação, a tecnologia se estabeleceu em outra área: o entretenimento. Com os jogos digitais, por exemplo, alcançou um grande público. Por quê? Uma das razões é que games aumentam a motivação daqueles que os jogam, já que representam desafios.

E onde características como engajamento e motivação podem ser muito bem utilizadas? Na educação! Assim, a gamificação trata-se da utilização dos moldes dos jogos (com fases, recompensas, personagens e enredos, por exemplo) para metrificar e estimular o desenvolvimento do aluno em um determinado assunto. Com isso, o estudante se vê desafiado a encontrar soluções e evoluir em seu aprendizado.

Uso de aplicativos em sala de aula

Trabalhando unidos à gamificação, os aplicativos são responsáveis por tornar o aprendizado ativo e não mais passivo. Com eles, também há entretenimento na hora da educação, interatividade e mobilidade, de modo que estudantes não precisam mais estar necessariamente dentro de uma sala de aula.

Podcasts

Podcasts permitem que a informação seja disseminada de forma digital, através de narrativas, tornando a assimilação do que é dito mais agradável. Os alunos, por sua vez, podem baixar o arquivo para o dispositivo de sua escolha e ouvir/assistir sempre quiserem. Basta um simples download e voilà: você estará pronto para aprender algo novo!

Realidade aumentada

Ficaram para trás os dias em que os alunos mantinham-se silenciosamente sentados em seus lugares. A realidade aumentada é um exemplo disso, pois cria aulas imersivas, divertidas e atraentes para o estudante. Como? Ela permite que o usuário veja objetos virtuais em meio ao ambiente real.

O aplicativo Unimersiv, por exemplo, pode transportar estudantes para o Coliseu de Roma, e o WallaMe permite que o usuário faça desenhos virtuais. Mais uma vez, “participação” é a palavra de ordem na aprendizagem!

Viu só? Com a tecnologia na educação, a aproximação dos estudantes de seus interesses se tornará mais intensa — uma vez que características como a colaboratividade e participação serão mais desenvolvidas.

E, se você gostou deste conteúdo, que tal assinar a nossa newsletter? Além de saber mais sobre as transformações tecnológicas na educação, você receberá novidades sobre economia criativa, moda, design e outros temas afins!

Saibalá

A Saibalá é uma plataforma de conteúdos nas áreas de Economia Criativa, que propicia uma experiência de aprendizado inovadora, através do know how de quem realmente sabe. Nós fornecemos conteúdos relevantes e atualizados, pela ótica de agentes da inovação. Oferecemos acesso a seus ambientes reais de trabalho, através de cursos com qualidade e narrativa cinematográfica, em uma experiência como você nunca viu.

Deixe um comentário

Share This