4 maneiras de superar o bloqueio criativo

O trabalho criativo requer imaginação, inventividade e produtividade para fluir bem. Mas não é incomum que, vez ou outra, os indivíduos criativos passem por situações em que o trabalho vem menos facilmente.

Então, se você se pegou pensando “onde está minha inspiração quando eu preciso dela?”, saiba que não está sozinho, mas sim, precisa de planos de ação para superar esse momento. Por isso, preparamos uma lista com quatro dicas para superar o bloqueio criativo. Confira e veja suas ideias voltarem a fluir!

O que é o bloqueio criativo?

Algumas pesquisas, como a realizada pela neurologista de Harvard, Alice Flaherty, sugerem que há uma razão biológica para o desenvolvimento de bloqueios criativos. No entanto, a crença de que os bloqueios podem ter início a partir de problemas no lobo frontal do cérebro ainda são controversas e não foram comprovadas.

Assim, o que sabemos atualmente é que o bloqueio criativo é um período em que um artista (ou qualquer outro profissional que dependa de ideias, como um empreendedor) não consegue acessar sua inspiração e, por isso, não cria nada.

Os bloqueios podem acontecer por vários motivos, como perdas, problemas financeiros, esgotamento de energia, críticas negativas ao seu trabalho, etc. Assim, caso haja uma razão específica, é importante reconhecê-la e tratá-la.

Como superar o bloqueio criativo?

1. Busque inspiração em outros projetos

Em entrevista à Marília Gabriela, em 1988, Cazuza afirmou que, após ouvir as músicas de cunho político feitas por Renato Russo, ficou inspirado a compor canções da temática. A partir daí, escreveu “Brasil” e “Ideologia”, por exemplo.

Então, assim como ele, busque inspiração no trabalho daquele profissional da sua área que você admira ou mesmo suas criações passadas que você goste de revisitar — elas podem acender novas ideias em você!

2. Modifique seu ambiente

Alterar o seu ambiente pode fazer maravilhas quando a questão é superar bloqueios criativos. Mude os móveis de lugar e aposte em objetos com cores que inspirem o seu processo criativo. Caso isso não seja possível, uma boa dica é trabalhar em novos lugares, como parques, praias e cafés — o importante é que seja um lugar incomum para “local de trabalho”.

Se você costuma trabalhar em um laptop ou computador, tente usar os tradicionais caneta e papel ou dite seus pensamentos em um gravador de voz. Qualquer atividade que incentive sua mente a pensar de uma maneira diferente pode ser útil.

3. Dê uma pausa para a mente

Para isso, faça atividades não-relacionadas ao bloqueio. Isso é essencial porque a criatividade é um processo inconsciente. Então, lutar contra um bloqueio criativo pode prolongá-lo. Assim, ocupe a sua mente fazendo outras coisas que gosta: pode ser cozinhar, brincar com o pet ou até sair para bater um papo com os amigos.

Que tal sair de casa e tirar algumas fotos? Escutar músicas, ver filmes ou viajar também pode ajudar. O novo pode reacender suas ideias! Só não vale ficar julgando a si próprio por passar por este momento, certo?

4. Mantenha uma rotina de exercícios físicos

Pesquisas da Leiden University, na Holanda, mostraram que praticar exercícios físicos regularmente pode ajudar no processo criativo. Então, mova-se! No momento do bloqueio, faça caminhadas em locais da cidade que inspiram você, dê uma volta de bicicleta ou saia para uma corrida.

Passada a fase ruim, lembre de manter uma rotina de exercícios. Afinal de contas, ainda de acordo com o estudo, exercícios fazem com que o corpo libere endorfina, o que traz uma sensação de bem-estar, promove o crescimento de novas células nervosas e aumenta o oxigênio no sangue, ajudando a fornecer energia para o cérebro.

Agora que você já conhece algumas dicas de como superar um bloqueio criativo, confira mais um de nossos posts — 4 dicas de aprendizagem para melhorar seu estudo. Isso também pode ajudá-lo em seu processo de criação!

rascunho

A Saibalá é uma plataforma de conteúdos nas áreas de Economia Criativa, que propicia uma experiência de aprendizado inovadora, através do know how de quem realmente sabe. Nós fornecemos conteúdos relevantes e atualizados, pela ótica de agentes da inovação. Oferecemos acesso a seus ambientes reais de trabalho, através de cursos com qualidade e narrativa cinematográfica, em uma experiência como você nunca viu.

Deixe um comentário

Share This