Entenda a relação entre neuromarketing e o processo de compra do cliente

  • Home
  • Design
  • Entenda a relação entre neuromarketing e o processo de compra do cliente
Homem trabalha em apresentação sobre neuromarketing no computador

O neuromarketing é uma área do marketing que estuda a essência do comportamento do consumidor e, portanto, tem relação direta com o processo de compra do cliente. Isso ocorre porque a emoção influencia não só os relacionamentos pessoais, mas também as escolhas de negócios e decisões de compra.

Assim, é possível utilizar essa ciência para proporcionar ao cliente boas experiências e, consequentemente, colher bons frutos em seu negócio. Ficou curioso para saber mais sobre o assunto?

Então, acompanhe as informações deste post e aprenda a trabalhar com o neuromarketing!

Como o neuromarketing influencia o processo de compra?

O nosso cérebro é dividido em três áreas primárias: o neocórtex, que funciona como um computador analítico e processa os dados, o sistema límbico, que abriga todas as emoções e, por fim, o tronco cerebral e outras estruturas cerebrais, que assumem o controle de funções involuntárias, como respiração, digestão, etc.

Dar os estímulos certos às diferentes regiões do cérebro faz parte de um trabalho com neuromarketing. Um exemplo disso está no “Pepsi Challenge“, um teste cego que fazia com que consumidores provassem um copo contendo Pepsi e outro copo contendo Coca-Cola.

Após provar ambas as bebidas, o participante deveria selecionar a sua preferida, mesmo sem saber qual era a marca em questão. O representante, em seguida, revelava qual marca havia sido escolhida. Para a surpresa de muitos, os resultados mostraram um consenso de que a Pepsi era preferida por mais americanos.

Então, a Pepsi apostou na escolha subconsciente do consumidor e conseguiu criar uma campanha de grande impacto. Explicamos: antes que a mente consciente tome consciência de um estímulo, a mente subconsciente já começou a processá-la e dar respostas — tudo no decorrer de um único segundo. O neuromarketing, portanto, busca agir nesse momento para influenciar o processo de compra.

O que fazer para trabalhar o neuromarketing?

O poder do neuromarketing é entender como as decisões são desencadeadas. Aqui vão algumas dicas para você aplicá-lo no seu negócio:

Estimule os sentidos

Faça com que o consumidor toque, sinta, cheire, escute e veja! O nosso cérebro responde a todos os sentidos, por isso, invista em produtos que fomentem a experiência do cliente de vários modos. Vale usar imagens bem trabalhadas e chamativas, músicas para criar som ambiente, embalagens que desencadeiem sensações para o olfato, tato e paladar… O importante é estimular os sentidos — positivamente, é claro!

Trabalhe emoções

A emoção é a maneira com que o cérebro registra o que é importante o bastante para ser lembrado. Assim, ter uma resposta emocional ajuda a tornar as memórias mais fortes enquanto elas ainda estão se formando no cérebro.

É por isso, por exemplo, que as pessoas recordam vividamente os eventos emocionais — como o dia do casamento —, mas não conseguem lembrar o que tiveram para o almoço há uma semana.

Para atingir essa conexão emocional com o consumidor, é muito importante que os sentidos tenham sido bem trabalhados durante a experiência com a marca e seus produtos!

Incentive o engajamento

Os clientes que se engajam com uma marca estão mais propensos a comprar seus produtos. Por isso, ainda com a dica da emoção em mente, crie e conte histórias que envolvam os consumidores, a ponto de eles se importarem de verdade com o que está sendo apresentado.

Solucione problemas

Além de fazer com que os clientes se importem, importe-se de volta. A tendência do ser humano é evitar o sofrimento, então, ao resolver os problemas dos seus clientes, você também será bem recebido. Mostre como o seu produto pode facilitar a vida de quem o consome e aposte no relacionamento com o consumidor sempre que surgir uma queixa.

Gostou de saber sobre o poder do neuromarketing na jornada de compra do cliente? Então, aproveite para conferir mais sobre o comportamento humano em nosso post “Inteligência emocional: entenda a importância para sua vida“!

Saibalá

A Saibalá é uma plataforma de conteúdos nas áreas de Economia Criativa, que propicia uma experiência de aprendizado inovadora, através do know how de quem realmente sabe. Nós fornecemos conteúdos relevantes e atualizados, pela ótica de agentes da inovação. Oferecemos acesso a seus ambientes reais de trabalho, através de cursos com qualidade e narrativa cinematográfica, em uma experiência como você nunca viu.

Deixe um comentário

Share This