Qual o perfil do profissional do futuro? Conheça aqui!

Jovens com características de profissionais do futuro

O mundo evolui e tudo muda constantemente. No campo profissional, o avanço da automação, as transformações digitais e a globalização farão com que as empresas esperem um novo perfil do profissional do futuro.

Como acompanhar esses avanços? Quais qualidades serão essenciais para o mercado nos próximos anos? Primeiramente, é necessário pontuar que algumas características como a confiança, liderança e habilidades de comunicação nunca saem de moda.

Mas, no futuro, com o aumento da automatização de tarefas, qualidades tipicamente humanas terão muito valor. Continue a leitura e saiba qualidades essenciais para quem pretende estar no mercado de trabalho no futuro !

Profissional T-shaped

Os profissionais em forma de T-shape – ou seja, com suas habilidades profissionais representadas pelo formato da letra T – são caracterizados por serem multidisciplinares, ao mesmo tempo em que possuem profundo conhecimento em pelo menos uma área. Com uma visão mais completa do todo, esse profissional tem mais chances de inovar ao atravessar os limites entre as diferentes disciplinas.

Os profissionais do futuro devem ser capazes de lidar com informações de múltiplas fontes, promover relacionamentos profissionais em diferentes áreas de uma organização, contribuir para a inovação e para a comunicação, através do entendimento básico de disciplinas sociais, culturais, econômicas e científicas.

Assim, trabalhar colaborativamente com membros da equipe, alguns dos quais podem até ser máquinas, será um diferencial. Além disso, a agilidade também será valorizada: a rapidez do pensamento (bem como a execução) e a capacidade de tomar novas direções quando necessário, ajudarão o profissional do futuro a ser bem-sucedido.

Criatividade

Com a avalanche de novos produtos, novas tecnologias e novas formas de trabalho, os trabalhadores terão de se tornar mais criativos para se beneficiar dessas mudanças.

Isso mesmo: é preciso expandir o conceito de criatividade para além dos artistas e inventores. A capacidade de gerar novas ideias e transformá-las em soluções será um diferencial, já que vivemos em uma era de inovação, e, por isso, formas originais e úteis de resolver problemas ou explorar oportunidades poderão contribuir diretamente para o crescimento e competitividade de uma empresa.

Vale mencionar que junto à criatividade está o pensamento crítico: em organizações enxutas, os funcionários devem analisar, avaliar, criar e aplicar as soluções, muitas vezes sem supervisão. Então, busque trabalhar essas características em você desde já!

Inteligência socioemocional

No futuro, os trabalhos menos propensos à automatização serão aqueles que exigem muitas interações interpessoais com colegas ou clientes, e não apenas o desempenho de tarefas analíticas de rotina.

Esses trabalhos também exigem a capacidade de realizar tarefas inatamente humanas (lembra que mencionamos isso no início do texto?), como refletir o ponto de vista de outra pessoa. Essas nuances da interação humana são algo que os computadores ainda não dominaram.

As habilidades socioemocionais têm o maior valor quando se trata da capacidade de trabalhar em uma equipe, se utilizando de um conjunto de habilidades como o autoconhecimento, a empatia e a inteligência emocional.

Viu só como as características do perfil do profissional do futuro são diferentes, mas também muito complementares entre si? Então, comece a se preparar desde já! Para isso, que tal ler nosso conteúdo sobre a importância do autoconhecimento profissional? Nos vemos por lá!

Saibalá

A Saibalá é uma plataforma de conteúdos nas áreas de Economia Criativa, que propicia uma experiência de aprendizado inovadora, através do know how de quem realmente sabe. Nós fornecemos conteúdos relevantes e atualizados, pela ótica de agentes da inovação. Oferecemos acesso a seus ambientes reais de trabalho, através de cursos com qualidade e narrativa cinematográfica, em uma experiência como você nunca viu.

Deixe um comentário

Share This