Inteligência artificial na educação: entenda melhor essa relação!

  • Home
  • Aprendizado
  • Inteligência artificial na educação: entenda melhor essa relação!
Garota usa da inteligência artificial na educação para aprimorar seus estudos em sala de aula

Nas últimas décadas, a tecnologia vem transformando o ensino. Cada vez mais os alunos e professores tem usado máquinas como tablets, celulares e computadores para implementar o aprendizado e trazer dinamismo para as aulas. Nesse cenário, começam a aparecer iniciativas de uso da inteligência artificial na educação, que potencializam ainda mais a formação dos estudantes.

Neste texto, você vai entender como a tecnologia pode mudar o ensino. Continue lendo!

O que é inteligência artificial?

De maneira simples, a inteligência artificial (IA) se refere a um campo de estudos das ciências da computação que tem o intuito de elaborar programas e dispositivos capazes de estabelecer conexões entre as informações disponíveis e executar ações.

Por simular a capacidade humana de raciocinar, a inteligência artificial tem sido cada vez mais utilizada nas diversas áreas para solucionar problemas e automatizar a realização de tarefas. A IA pode ser aplicada para criar estratégias em jogos de xadrez, por exemplo, até auxiliar no diagnóstico de doenças.

A inteligência artificial pode ser usada em programas de computador, jogos, robôs, aplicativos e outros dispositivos tecnológicos. Na educação, a IA traz possibilidades de personalização dos conteúdos e mais eficiência no aprendizado. Entenda no próximo tópico!

Como é aplicada a inteligência artificial na educação?

Na educação, a inteligência artificial tem sido aplicada, sobretudo, para criar sistemas inteligentes que coletem informações sobre os estudantes e usem esses dados para personalizar o processo de aprendizado.

Chamado de Machine Learning, essa abordagem da IA consegue selecionar os conteúdos que os alunos devem estudar a partir dos interesses e do desempenho de cada um. Plataformas baseadas nesse tipo de inteligência armazenam informações como os conteúdos acessados, as participações em fóruns e as respostas em exercícios para tomar decisões e executar um plano de ensino atento ao ritmo e às dificuldades dos estudantes.

A inteligência artificial também pode ser aplicada para desenvolver robôs que auxiliem os professores. Um exemplo é a assistente virtual criada no Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, que usou os dados para responder a questionamentos simples dos estudantes nos fóruns e lembrar datas de entrega de trabalhos.

Como podemos ver, a tecnologia traz diversas vantagens para o ensino. Veja os principais benefícios do uso da inteligência artificial na educação!

Conteúdo personalizado

Uma das grandes vantagens da aplicação da inteligência artificial no ensino é a personalização dos conteúdos. Cada aluno tem uma velocidade e uma capacidade de compreensão diferente, contudo, nas escolas, é comum que os estudantes recebam uma educação padronizada.

A IA modifica essa forma tradicional de ensino, já que um sistema inteligente pode planejar as aulas e os exercícios que cada aluno deve cursar para compreender os assuntos da disciplina, de acordo com as respostas e os padrões de aprendizado do estudante. Assim, há uma potencialização da capacidade individual de absorção de conhecimento.

Mais motivação para aprender

Nesse contexto, fica fácil perceber que o aluno tem mais motivação para aprender com a aplicação da inteligência artificial no ensino, já que os conteúdos serão adequados especialmente para cada um.

Além disso, o uso da tecnologia pode estimular os estudantes a serem não apenas receptores do conhecimento, mas participantes ativos. Com programas de computação, a construção do conhecimento pode se tornar mais interativa, já que os alunos também podem escolher o que querem aprender conforme seus interesses e talentos.

Treinamentos online mais efetivos

Outro benefício da IA é que, em cursos online, um sistema inteligente pode tornar o aprendizado mais efetivo. Isso porque as informações são trocadas de maneira mais rápida e os alunos têm orientação virtual a qualquer momento que precisarem.

Assim, o estudante pode maximizar o seu estudo e o professor ganha um novo papel — visto que perde menos tempo respondendo questionamentos simples e pode focar na análise das informações dos discentes para criar conteúdos e métodos de ensino mais efetivos.

Apesar dos altos custos ainda serem um desafio, um relatório britânico mostra que o uso da inteligência artificial na educação tem se tornado mais comum. No futuro, a tecnologia será uma constante nas escolas e nas universidades, por isso é fundamental que os profissionais comecem a se adaptar.

Se você acho interessante este artigo, aproveite para descobrir outras tendências de transformações tecnológicas na educação!

Saibalá

A Saibalá é uma plataforma de conteúdos nas áreas de Economia Criativa, que propicia uma experiência de aprendizado inovadora, através do know how de quem realmente sabe. Nós fornecemos conteúdos relevantes e atualizados, pela ótica de agentes da inovação. Oferecemos acesso a seus ambientes reais de trabalho, através de cursos com qualidade e narrativa cinematográfica, em uma experiência como você nunca viu.

Deixe um comentário

Share This